Tá começando a entender esse negócio de juntar recompensas pra viajar e se deparou com “milhas” e “pontos”? Normal! Muita gente confunde, afinal, os dois podem te levar pra aquela viagem que você tanto quer. Mas saca só: entender a diferença entre milhas e pontos é o primeiro passo pra você aproveitar ao máximo e gastar menos na hora de viajar.
Nesse artigo aqui, feito pra você entender tudinho, a gente vai explicar tintim por tintim esses dois termos, mostrar o que cada um tem de diferente e te dar o caminho das pedras pra você fazer as melhores escolhas na hora de juntar e usar suas recompensas. Se liga que agora vai ficar fácil turbinar suas viagens!
Pontos: A Moedinha de Recompensa dos Programas
Geralmente, quando a gente fala em pontos, tá falando da recompensa que os programas de fidelidade de bancos, cartões de crédito e algumas lojas dão. Sabe quando você usa o cartão pra comprar, aproveita alguma promoção ou compra em loja parceira? Então, você vai juntando esses pontos no programa que você tá cadastrado.
O Que São os Pontos:
- Vêm de Vários Lugares: Você pode ganhar pontos gastando no cartão, comprando em lojas parceiras, pegando algum produto financeiro novo, e por aí vai.
- Dá Pra Usar de Várias Formas: Uma das melhores coisas dos pontos é que você pode usar pra um monte de coisa:
- Milhas aéreas: Pra muita gente que gosta de viajar, essa é a melhor forma de usar os pontos.
- Produtos: Tem de tudo, de eletrônico a roupa, passando por coisa pra casa.
- Serviços: Dá pra trocar por diária de hotel, aluguel de carro, seguro, etc.
- Dinheiro de volta na fatura: Às vezes não vale tanto a pena, mas pode quebrar um galho.
- Tem Prazo de Validade: Fique de olho! Os pontos geralmente têm um tempo certo pra você usar, que muda de programa pra programa e de cartão pra cartão. Não deixe eles sumirem!
- Dá Pra Mandar Pra Outro Programa: A maioria dos programas de pontos deixa você mandar eles pros programas de fidelidade das companhias aéreas. Geralmente tem uma continha pra fazer nessa troca e, às vezes, você até ganha uns pontos extras nessa brincadeira.
Alguns Programas de Pontos Pra Você Conhecer:
- Livelo (do Banco do Brasil e Bradesco)
- Esfera (do Santander)
- Iupp (do Itaú)
- Pão de Açúcar Mais Itaucard
Milhas: Seu Passaporte Pra Voar
Já as milhas são a recompensa dos programas de fidelidade das companhias aéreas. Você ganha milhas quando você voa com essa companhia ou com alguma parceira dela, quando usa um cartão de crédito que é da companhia ou quando participa de alguma promoção especial.
O Que São as Milhas:
- Feitas Pra Viajar de Avião: O principal objetivo das milhas é você trocar por passagens aéreas da companhia que te deu as milhas ou de outras companhias que são parceiras dela (tipo as da Star Alliance, SkyTeam e Oneworld).
- Servem Mais Pra Isso: Algumas companhias aéreas até deixam você usar as milhas pra outras coisas, tipo fazer um upgrade de cabine, comprar produto ou serviço, mas o melhor jeito de usar é pra conseguir passagem aérea.
- Também Têm Validade: Assim como os pontos, as milhas também têm um prazo pra você usar, e isso muda de programa pra programa e de como você ganhou as milhas.
- O Valor Muda: O valor de uma milha pode variar bastante, dependendo da companhia aérea, pra onde você quer ir, a época da viagem e se ainda tem lugar disponível pra usar milha naquela tarifa.
Alguns Programas de Fidelidade de Companhias Aéreas:
- Smiles (da Gol)
- LATAM Pass (da LATAM)
- TudoAzul (da Azul)
- Miles&Go (da TAP)
- AAdvantage (da American Airlines)
A Diferença Principal: Onde Você Vai Usar Suas Recompensas
A maior diferença entre milhas e pontos é onde você vai acabar usando eles. Os pontos te dão mais opções de como gastar, e as milhas aéreas são só uma delas. Já as milhas são específicas pra você viajar de avião.
Pensa assim: os pontos são tipo uma moeda mais geral, que você pode trocar por várias outras “moedas”, inclusive as milhas. As milhas, por outro lado, são uma “moeda” só pra você voar.
Como Usar Seus Pontos e Milhas Pra Viajar Mais e Melhor
Entender a diferença é importante, mas saber como usar cada um da melhor forma é o que vai fazer a diferença nas suas viagens:
- Pense Pra Onde Quer Ir: Se o seu foco principal é viajar, juntar pontos em programas que dão boas opções de mandar pra companhias aéreas que te interessam pode ser melhor.
- Veja Quanto Vale a Troca: Antes de mandar seus pontos pra um programa de milhas, veja quantos pontos você precisa pra cada milha e se tá rolando alguma promoção que te dá mais milhas nessa troca.
- Fique Ligado no Prazo: Não esqueça de ver quando seus pontos e milhas vão vencer pra não perder a viagem! Planeje quando você vai trocar e usar eles.
- Procure as Melhores Ofertas Pra Usar as Milhas: O preço em milhas de uma passagem muda muito. Pesquise em datas e horários diferentes e veja em quais companhias aéreas tá valendo mais a pena usar suas milhas.
- Pense em Cartão de Crédito da Companhia Aérea: Se você viaja sempre com a mesma companhia, um cartão de crédito que é parceiro dela pode te dar uns benefícios exclusivos e já juntar milhas direto, o que pode ser mais fácil.
- Entre Pros Clubes de Fidelidade: Os clubes de fidelidade dos programas de pontos e milhas geralmente dão uns benefícios extras, tipo mais pontos e milhas, prazo maior pra usar e ofertas só pra quem é do clube.
Pra Concluir: Domine as Recompensas e Prepare as Malas Sem Gastar Uma Fortuna!
Com esse guia completo, esperamos que a diferença entre milhas e pontos tenha ficado clara e que agora você se sinta mais seguro pra entender como funcionam esses programas. Lembre-se que saber como as coisas funcionam é o segredo pra você aproveitar ao máximo suas recompensas e fazer aquelas viagens incríveis que você sempre sonhou.
Comece agora mesmo a dar uma olhada nos seus programas de fidelidade, planejar como você vai juntar e usar seus pontos e milhas e se prepare pra voar pra onde quiser sem gastar um caminhão de dinheiro!